ENGENHARIA E COMÉRCIO

Desde 1992


Artigos Técnicos

Sistemas de acionamento e controle para Empilhadeiras


Sistemas de acionamento e controle para Empilhadeiras  Aplicaes  empilhadeira bosch rexroth bomba vlvula unidade hidrulica

Nos campos da hidráulica mobil e eletrônica, a Bosch Rexroth fornece uma variedade única de componentes e sistemas para acionamento e controle de empilhadeiras, criando soluções específicas para cada caso. Para empilhadeiras com motor de combustão ou elétricas, a Bosch Rexroth tem o sistema perfeito para as exigências particulares de cada máquina. Nossa extensa gama permite cobrir todo o espectro de aplicações para os equipamentos de movimentação de carga. No centro de aplicação para empilhadeiras, onde especialistas de várias unidades de negócios trabalham em conjunto, podemos oferecer um extenso suporte, desde a seleção do componente ideal, até o planejamento do sistema completo.

Soluções econômicas, em qualquer condição de trabalho

A maioria dos veículos para transporte de material nas empresas são empilhadeiras com motor de combustão. Os sistemas para a hidráulica de acionamento e trabalho são tão variados quanto às próprias empilhadeiras. Sistemas eficientes do tipo load sensing para as funções de direção e levantamento, estão se tornando crescentemente populares em empilhadeiras industriais modernas. Estes sistemas satisfazem as mais severas exigências com relação à ergonomia e consumo de combustível sendo capazes de alcançar maiores níveis de desempenho agora exigidos em modernos centros de logística. Isto é típico dos sistemas e componentes Bosch Rexroth. Para a hidráulica de trabalho, existem dois sistemas distintos. Um é o sistema de centro aberto com bomba de engrenagens e outro é o sistema load sensing com bombas de deslocamento fixo ou variável.

Sistema centro aberto

A hidráulica de trabalho do tipo centro aberto constitui um robusto sistema que tem sido experimentado e restado por muitos anos. Confiabilidade e design compacto são suas vantagens principais. As válvulas de controle direcional podem ter atuado mecânica, hidráulica ou eletro-hidráulica, e podendo também ser combinadas de diferentes maneiras.

Sistema Load sensing

Sistemas Load sensing para a hidráulica de trabalho naturalmente alcançavam os principais objetivos em empilhadeiras modernas – tal como a redução do consumo de energia com simultâneo aumento do desempenho e da dirigibilidade. Este sistema fornece à direção e à hidráulica de trabalho somente a energia requerida, reduzindo as perdas. Funções como levantamento e inclinação podem ser operados em paralelo, obtendo altos níveis de desempenho. As forças de atuação da válvula direcional independentes da carga garantem alta precisão, sem fadiga para o operador.

Tração hidrostática

Para o acionamento da tração, há diferentes sistemas para cada situação individual, conforme exigências específicas. O acionamento de rodas, no qual uma bomba de deslocamento variável aciona dois motores de rodas fixados diretamente na estrutura do veículo, é principalmente utilizada em empilhadeiras de uso industrial. Esta construção modular permite maior liberdade ao projetista da máquina. O motor de pistões radiais MCR ou o motor de pistões axiais A6VE com redutor planetário podem ser utilizados. Para veículos frequentemente utilizados em pisos irregulares ou superfícies variadas, um eixo diferencial é absolutamente essencial para a transmissão da força de tração. Neste caso, um motor de deslocamento fixo ou variável montado no eixo é alimentado através de uma bomba de deslocamento variável. O sistema anti-patinação da Bosch Rexroth é um efetivo travamento hidráulico do diferencial, sendo uma alternativa para os divisores de fluxo ou diferencial mecânico. Os circuitos da bomba para os motores, são divididos para criar um sistema de duplo circuito hidráulico, um sustentando o outro, obrigando as respectivas rodas a girar sincronisadamente. A Bosch Rexrtoh desenvolveu a bomba dupla A30VG, baseada para esta aplicação. Esta bomba opera com dois circuitos hidráulicos separados através de uma conexão comum. Alternativamente, uma bomba tandem pode ser utilizada. Estas soluções destacam os benefícios dos acionamentos hidrostáticos:

  • Acionamento automotivo os benefício do acionamento com transmissão infinitamente variável
  • Posicionamento sensível (inching)
  • Excelente aceleração e desaceleração
  • Mudança de direto através da reversão da bomba
  • Não utilização dos freios
  • Muda força de tração, mesmo em baixa rotação

Extensão de funções pelo gerenciamento eletrônico

Com o sistema de gerenciamento eletrônico para empilhadeiras, as funções existentes podem ser extendidas, com pouco tempo através do ajuste dos parâmetros do software.

Variação das características de acionamento

Com o sistema de variação das características de direção, diferentes curvas são armazenadas no software. É então possível escolher entre direção suave e severa ou entre o modo de transporte ou trabalho. A seleção é feita ou pelo operador enquanto o veículo está em uso ou pelo fabricante ou engenheiro de serviço através de uma interface PC.

Velocidade constante e função de velocidade de levantamento

A velocidade constante combinada à função da velocidade de levantamento permite que a potência aumente automaticamente quando a hidráulica de trabalho é atuada a uma rotação constante. A potência requerida pela função de trabalho é sinalizada ao software através de um sinal eletrônico. Este compensa o aumento da rotação do diesel devido a variação do deslocamento da bomba, e portanto mantém a rotação constante no valor determinado pelo pedal do acelerador.

Modo Eco-drive

Como descrito acima, as características podem ser selecionadas conforme necessário, permitindo definir o ponto operacional para qualquer ponto de potência do motor diesel. Isto significa que, com máxima potência e velocidade reduzida, o modo drive pode ser estabelecido e otimizado em termos de consumo e ruído, conforme a curva característica do motor diesel. Com o eco-drive, o sistema detecta automaticamente o ponto de operação do “modo de transporte”, à alta rotação e baixa carga, e muda o motor diesel para um modo otimizado em termos de consumo e ruído. Esta comutação é compensada pelo ajuste dos componentes hidráulicos, o qual garante que o ponto de operação desejado é mantido. Isto é particularmente útil em veículos que são frequentemente operados a altas velocidades de transporte.

Parâmetros de tarefa, monitoramento e diagnóstico

A comunicação com o software de operação é possível através de interface da unidade de controle, usando tanto o módulo de serviço BB-3 ou o software BODEM em um laptop. Ele pode ser usado para ler qualquer erro ocorrido e seu histórico, bem como ajustar os parâmetros do software. O software BODEM é também usado para registrar dados de teste para os valores processados pela unidade de controle. No modo drive, os dados podem também ser lidos num display, particularmente o display DI da Bosch Rexroth. A unidade de controle pode ser incorporada em todos os sistemas eletrônicos de gerenciamento de veículos através da interface CAN bus.

Sistemas precisos e com economia de energia

Devido à limitada capacidade da bateria, as empilhadeiras elétricas tem que contar com um baixo consumo de energia apesar das altas exigências de desempenho. Por esta razão, empilhadeiras elétricas modernas empregam sistemas de controle por pulso para hidraulicamente de levantamento e direção. Entre outras coisas, garantem economia de energia e baixo ruído. Ajustados de fábrica, sensores sem contato, situados nas válvulas direcionais e na coluna de direção garantem uma vazão de demanda orientada de para as funções de direção e levante. A vazão é fornecida através de bombas SIlence. Um fator importante é a conversão do curso mecânico e do movimento de direção, em um sinal elétrico proporcional para o sistema de controle por pulso, o qual garante a economia de energia e baixo ruído devido ao controle de vazão de demanda orientada. Esta tecnologia significa que a direção hidráulica de levante pode ser operada com a máxima sensibilidade. Além disso, oferecemos uma extensa lista de possibilidades para otimização posterior do seu sistema. Funções auxiliares, como válvulas secundárias e componentes sintonizados, podem também ser integradas.

 

Sistemas para paleteiras

Paleteiras são essências nas instalações comerciais e de produção. Os fatores decisivos para o fabricante são a otimização da relação custo/benefício e o aumento das exigências por ergonomia, combinada à confiabilidade de e robustês. Estas exigências são completamente satisfeitas através de nossas unidades compactas, já que a solução Bosch Rexroth é pré-montada, robusta e versátil. Unidades hidráulicas consistindo de motor elétrico, bomba de engrenagens, reservatório de óleo e bloco de válvulas em várias configurações. Estas unidades podem ser complementadas com opções específicas, como circuito de válvulas eletrônicas. Uma característica particularmente notável é a função de descida controlada por um sinal elétrico proporcional, permitindo precisão de descida e posicionamento. A baixa resistência do fluxo permite uma velocidade de descida particularmente alta, mesmo com cargas leves, aumentando assim a eficiência do trabalho. A Bosch Rexroth fornece unidades compactas que estão prontas para instalação, e que não requer pré-montagem do fabricante. A Bosch Rexroth fornece unidades compactas que estão prontas para instalação, e que não requer pré-montagem do fabricante. Esta tecnologia robusta e segura com seu sistema modular pode ser combinada para diferentes dispositivos e classes de cargas. As unidades compactas são também muito versáteis com relação à otimização do sistema. Por exemplo, válvulas adicionais, forma de reservatório específica do fabricante e elementos de montagem podem ser integrados sem problema.

Prospectos para funções adicionais

Sistemas como acionamentos hidrostáticos controlados eletronicamente e válvulas atuadas eletricamente são atualmente o “State of Art” numa ampla faixa de aplicações. As empilhadeiras do futuro serão muito influenciadas por sistemas que aumente os benefícios dos clientes e a confiabilidade funcional. O desenvolvimento dos futuros sistemas será determinado por tópicos, tais como velocidade de inclinação varável, amortecimento das oscilações e limitação do torque. A Bosch Rexroth está encontrando estes desafios e já esta trabalhando em idéias para aumenta a gama de funções para os sistemas de acionamento de controle das empilhadeiras do futuro. O operador e a carga terão papel central neste desenvolvimento. A Bosch Rexroth está atenta a isto e está trabalhando intensivamente na próxima geração de dispositivos de controle, válvulas atuadas eletricamente e unidades de controle eletrônico. Os exemplos revelando o futuro das empilhadeiras mostram que a junção do conhecimento técnico será de grande importância na implementação de soluções futuras. A experiência mostra que a harmonização com componentes individuais, tem um papel central na otimização da função global. A Bosch Rexroth reconhecendo isto tem cooperado intensivamente com os fabricantes de empilhadeiras por muitos anos, com o objetivo de desenvolver sistemas que aumentem os benefícios do cliente e confiabilidade funcional.


Texto retirado do catáogo RP 00207/10.04


Palavras Chaves: , , , , .
Categoria: .
botão de contato whatsapp